quinta-feira, 5 de maio de 2011

Vale-alimentação: ganhei uma fortuna!

                              Está quase na hora do almoço, o frio está terrível e eu estou com uma fome daquelas!
                              Mais do que rapidamente, pensei logo em gastar o rico dinheirinho que o Estado deposita em minha conta referente ao vale-alimentação, já que sou professora. (Olha só que profissão legal fui arranjar! )
                              Estava pensando num bom prato de uma comida bem gostosinha para esse dia. Coisa simples,  com gosto de mãe: talvez um pouco de arroz, feijão, macarrão, bife, um legume refogado e uma salada. Nada sofisticado. Algo que deve custar, sem uma bebida para acompanhar, qualquer coisa em torno de R$ 11,00 ou no câmbio de hoje, sete dólares (vamos globalizar esse assunto!). Um marmitex, uma quentinha, sairia por R$ 7,00 ou quatro dólares, se eu quisesse mesmo economizar!
                              Para minha surpresa, meu saldo hoje é de apenas R$ 24,00. E não é somente esse valor porque eu já gastei algum. É o valor total do meu vale-alimentação do mês de Abril.
                              Ora, vejam só:
                              No mês de Abril de 2011 eu trabalhei  nesse emprego 11 dias, das 7 horas da manhã até as 12:20hs, hora da saída e do almoço. Hummmm… que fome!... Para comer o meu feijão com arroz e macarrão eu precisaria de pelo menos  R$ 121,00 depositados em minha conta. Isso deixando de lado um possível cafezinho, o refrigerante e o café da manhã, que nem estou contado, já que comi um pão com manteiga e café em casa mesmo, antes de vir trabalhar. (Como se isso também não devesse estar incluído…)
                              Ah… estava  falando da surpresa que tive: 

                              
Olhem só que fortuna! Vinte e quatro reais!
                              Se eu trabalhei 11 dias em abril, significa que recebi  R$ 2,18 (Dois reais e dezoito centavos) por dia! Não é o máximo???????
                              Ou será o mínino, do mínimo, do mínimo?
                              Acho mesmo que quando o mundo fica sabendo do IDH do Brasil e vê que está melhorando, não deve saber que os professores foram excluídos da pesquisa! Só pode ser, porque além do salário, que é o pior de todos os profissionais que cursaram  qualquer tipo de graduação, esse vale-alimentação indica que vivemos à margem da linha da pobreza.
                              Ou será que qualquer ser humano decente consegue alimentar-se com R$ 2,18 por dia?
                              -To com fome! Já que não dá para comprar nem o marmitex, nem comer no Restaurante do Zé, quero uma coxinha!
-Ih!…não dá! Custa pelo menos, R$ 2,40. Coxinha seca, sem suco nem refrigerante?        Coxinha com refrigerante custa R$ 4,40.
-Pão com mortadela?- R$ 3,50. Não dá!
-Cup qualquer coisa? Aquela sopa de copo? -R$ 2,98.  -E a água para fazer, pega de
onde? Da chuva, ou compra também? Se for comprar, custa R$ 1,00 a garrafinha de 500 ml.
                              É… Acho que se eu sentar na calçada lá da esquina e esperar um pouco, a fome passa.
            Depois, vou andando a pé para casa porque o vale-transporte  acabou no quarto dia do mês, mas essa é uma outra história que ainda vou contar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário