quinta-feira, 7 de abril de 2011

Formatura!

           
            A colação de grau é um ato obrigatório, determinada pelo Parecer 783 da Comissão de Ensino Superior,  para a emissão e registro do diploma e não pode ser dispensada de forma alguma, seja lá qual for a alegação. Pode ser realizado de forma simples, nas dependências da Universidade, por alguém credenciado para este fim.
            Dado ao valor imposto pela sociedade no que tange à finalização de um curso universitário, foi-se ao longo do tempo, instituindo-se cerimônias que demonstravam a importância que havia na finalização de uma graduação. O dia da formatura é considerado um marco para qualquer pessoa. É  uma cerimônia que representa o fim de uma etapa geralmente marcada por muitas dificuldades no campo financeiro, intelectual e  emocional. Além desse aspecto, há as projeções do formando e de seus familiares e a possibilidade de um novo status social.
            Por  esses e outros motivos, o sonho de participar de uma cerimônia dessas, com toda pompa que lhe cabe, é o desejo da maioria dos alunos formandos. Para a realização do sonho, move-se todo um sistema e gera-se uma economia própria, baseada na lei básica da oferta e procura.
            Muitos são os símbolos utilizados nesta cerimônia: canudos, becas, anéis e  capêlos. Além dos símbolos, para sua realização são contratados inúmeros serviços - confecção de convites, decoração, bifê, banda, sistemas de som e de  iluminação e  reportagens fotográfica e cinematográfica.
            Empresas são criadas e pessoas  são contratadas. Um mundo é movido. Tudo e tão somente para a realização de um “SONHO”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário