terça-feira, 21 de junho de 2011

Kefir pode adoecer e morrer?

Ainda não se sabe por que, mas algumas vezes o kefir passa a apresentar um odor desagradável, semelhante a algo que esteja apodrecido. O sabor também fica alterado passando ao de um iogurte natural ao amargo.
A fermentação já não ocorre mais e  isso pode indicar que os grãos estão em estado de putrefação.
Neste momento, o iogurte obtido a partir desses grãos já não deve ser ingerido.
O que pode ser feito então, para tentar recuperá-los?
O que eu sugiro é uma lavagem com água mineral que deve ser feita da seguinte forma:
Lave bem os grãos de kefir com água mineral (sem cloro). Coloque-os em um
recipiente de vidro e cubra com a água mineral em quantidade proporcional ao leite que era colocado para a fermentação. Acrescente duas colheres de sopa de açúcar comum, mexa  bem e reserve.
            Deixe essa mistura descansar por 24 horas.
            Repita o procedimento por mais duas vezes.
            Após o último descanso de 24 horas, lave bem o kefir com  água mineral  e coloque o leite para ser fermentado de acordo com os seus hábitos.
            Muito provavelmente, você obterá novamente grãos fortes e viçosos, prontos a lhe oferecer o melhor te todos os iogurtes de kefir que você já saboreou.
            Mas, se  ainda assim, seu kefir não fermentar mais, mantiver o sabor amargo ou o odor desagradável, sinto muito, você o perdeu!

8 comentários:

  1. Olá, tomo kefir há mais de 10 anos e posso lhe dizer por experiência própria que a colônia de kefir pode ser invadida ou contaminada por outras colônias de bactérias. O grão mesmo em si não é contaminado, pois é muito forte, mas outras colônias se misturam a eles e tem o aspecto de fragmentos de queijo, mais brancos do que os grãos de kefir, que tem uma tonalidade perolada. As colônias invasoras não prejudicam os grãos de kefir mas tornam o leite extremamente amargo, intragável. Além de lavar, como explicou, aconselho usar uma pinça e retirar todo fragmento mais branco, semelhante à queijo, insistentemente pois eles não dissolvem na lavagem. Assim, os grãos do Kefir não terão a companhia indesejada e concorrente de outras colônias estranhas, que podem ser até perigosas para a saúde!...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, vou fazer isso, pois está intragável o iogurte.

    ResponderExcluir
  3. Ganhei uma porção de Kefir congelado,coloquei em meio litro deleite puro,após 12hs troquei o leite e ao beber,esta muito amargo.Oque ocorreu?Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edson! O Kefir pode ter sido invadido por outras colônias de bactérias. Tente utilizar o procedimento com o açúcar que expliquei juntamente com a técnica que o Matianelus (comentário acima) explicou - retirar fragmentos de colônias invasoras com uma pinça. Se nada disso funcionar, sinto muito, mas você deve, então, descartá-los.

      Excluir
  4. Quando diz perolada e transparente? Meus grãos estavam muito amargos daí acabei de seguir essa recomendação de lavagem porém percebo q os grãos assemelham se a ricota esfacelada... Pequenas bolinhas branquinhos...Está tido contaminado então??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, está contaminado. Veja se consegue separar com uma pinça alguns grãos com aspecto mais perolado e firmes e inicie uma nova cultura, descartando os grãos esfarelados, com aspecto de queijo.

      Excluir
  5. Eu gostaria de saber se devo deixar essa mistura do Kefir com água e açúcar para limpeza do amargo, dentro ou fora da geladeira, se é da mesma forma no escuro tapado comum pano????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Se estiver muito calor (acima de 35º) onde você reside, sugiro deixar na geladeira. Caso contrário, deixe em temperatura natural, tampado com um pano.

      Excluir